domingo, 28 de agosto de 2011

aula sobre o folclore

Plano de aula: Folclore


Problema

Falta de estímulos nos alunos quanto ao gosto pela cultura popular e preservação do nosso patrimônio cultural.

Justificativa:

Esta aula visa estimular o aluno a ampliar seu conhecimento sobre nossa cultura e seus diversos determinantes, alem da importância da preservação das tradições de nosso povo, através do saber popular que é um dos pontos de partida para proporcionar este aprendizado, ampliando o horizonte da criança e seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca.


Objetivos Gerais:

Ø  Conhecer o folclore regional e suas diferentes manifestações;
Ø  Repassar valores culturais;
Ø  Conhecer a importância de se preservar a cultura de um povo;
Ø  Desenvolver a oralidade;
Ø  Proporcionar atividades que desenvolvam nas crianças o gosto pela leitura através de técnicas variadas.



Linguagem Oral e Escrita: Leitura não convencional e convencional, textos diversos, adivinhas, trava-lingua, listas, alfabeto, cruzadinha, caça-palavras, leitura compartilhada, ditado recortado, escrita espontânea, parlendas e manuseio de livros.
Objetivos:
Ø  Proporcionar avanço no nível de leitura e escrita;
Ø  Reconhecer a leitura como fonte de prazer e conhecimento;
Explorar o valor das imagens na interação com o texto

Desenvolvimento:
Em uma roda de conversa apresentarei a música “O que é folclore”, conversaremos sobre e deixarei para que os alunos exponham seus conhecimentos e relatem a conversa obtida em casa.
Com essa música será trabalhado texto fatiado e trabalharemos lendas, contando-as e as reproduzindo, através de pequenos textos, pintura, recorte e colagem.
Em seguida assistiremos ao filme “A pequena Sereia”, o qual fará interpretação oral e diversas atividades referentes ao tema. Então a partir trabalharei as lendas do Saci, Curupira e Caipora e abordarei o tema meio ambiente e preservação da natureza, e em todas  atividades envolvera os personagens do folclore brasileiro.
No decorrer dessas aulas haverá uma divisão em grupo da sala através da brincadeira da bexiga (cada aluno recebera uma bexiga de cor diferente, brincarão com a bexiga e logo em seguida as estourarão, formando grupo de acordo com a cor tirada.
 Os grupos trarão de sua casa diversas adivinhas (pesquisa feita por escrito) cada grupo terá sua caixa de adivinhas as quais serão colocadas em uma caixa de forma não estarem repetindo (com o auxilio da professora), tirarei as adivinhas da caixa e os grupos que acertarem as respostas ganharão ponto. Obs.: A caixa do grupo X não ganhara ponto se a adivinha for de sua caixa ao final das rodadas.
Confeccionaremos um livro de adivinhas com pintura, recorte e colagem.


Recursos materiais:

Sulfite, caderno, mimeografo, lápis, borracha, giz de cera, cola, tesoura, papeis, tintas, CD, DVD, álcool, palito, cola, bexiga e livros de diferentes gêneros literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário